Perguntas frequentes

  • 1 - Que documentos devo verificar antes de assinar um contrato?

    É importante que você verifique se o imóvel encontra-se com o projeto devidamente aprovado e com o alvará emitido pela respectiva Prefeitura Municipal. Também é fundamental que se verifique a certidão de matrícula do imóvel, onde deve constar que a sua Incorporação Imobiliária está devidamente registrada. Vale verificar também a minuta da convenção de condomínio arquivada no registro do Memorial de Incorporação, em que se toma conhecimento das futuras regras condominiais.

  • 2 - Quando vendo um imóvel, a que tributação estou sujeito?

    Quando se vende um imóvel com lucro, ou seja, quando o valor da venda for maior que o valor da compra, existe a incidência de 15% de tributação sobre essa diferença (ganho de capital). Esse imposto deve ser pago através de DARF. Existe isenção de imposto caso o imóvel vendido tenha valor inferior a R$ 440.000,00, seja o único bem do contribuinte e o mesmo não tenha vendido nenhum imóvel nos últimos cinco anos. Existem outras regras específicas que podem ser consultadas no regulamento do Imposto de Renda da Receita Federal.

  • 3 - O que é tabela price?

    É um sistema de financiamento em que as parcelas são iguais, sendo a amortização declinante e os juros crescentes. Também conhecido como Sistema Francês de Amortização.

  • 4 - O que é sistema sac?

    É um sistema de financiamento em que as prestações são decrescentes, com amortização constante e juros decrescentes.

  • 5 - O que é um lançamento imobiliário?

    É a abertura de vendas de um empreendimento imobiliário, após o seu Registro de Incorporação. O início das vendas é acompanhado de eventos, ações promocionais e anúncios na mídia.

  • 6 - Qual a vantagem de se comprar um imóvel no seu lançamento?

    Quando você compra um imóvel no lançamento, você pode escolher a unidade mais adequada à sua preferência, além de encontrar, nesta fase de vendas, as melhores condições de preço e de forma de pagamento.

  • 7 - O que significa comprar um imóvel na planta?

    Significa comprar um imóvel quando ele está sendo lançado. Ou seja, o imóvel não se encontra pronto. Ele será construído e, após um prazo que usualmente varia de 18 a 36 meses, dependendo do tipo de imóvel, será entregue pela Incorporadora ao proprietário. Por isso que se diz que o imóvel comprado na planta é um bem de entrega futura.

  • 8 - Que cuidados deve-se tomar para comprar um imóvel na planta?

    Verifique se realmente o imóvel escolhido atende às suas necessidades no que diz respeito a tamanho, localização, infra-estrutura de lazer oferecida e a sua planta. Planeje seu futuro e analise se o valor e a forma de pagamento deste imóvel se encaixam na sua capacidade de pagamento. Verifique se o projeto do empreendimento encontra-se aprovado, e o seu Memorial de Incorporação registrado. Compre apenas de Incorporadoras e Construtoras saudáveis, com tradição e credibilidade.

  • 9 - Como sei se devo confiar numa incorporadora?

    Obtenha informações sobre a tradição desta Incorporadora, verificando: • há quanto tempo ela trabalha no mercado; • quantos empreendimentos ela entregou; • padrão de qualidade de seus produtos e a pontualidade na entrega dos seus imóveis.   

  • 10 - Como posso obter informações adicionais sobre uma incorporadora?

    Hoje em dia, muitas Incorporadoras têm capital aberto na Bolsa de Valores. Por esse motivo, devem divulgar seus resultados trimestralmente. Você pode encontrar o balanço dessas empresas nos seus respectivos sites. Uma outra forma, seria verificar se as obras em andamento da Incorporadora contam com financiamento bancário para suprir as despesas de construção. Além de o próprio financiamento ser uma maior garantia de que a obra será entregue, os bancos só o concedem às empresas que estão com boa saúde financeira.

Exibindo registros 1 a 10 - Página 1 de 71234567PróximaÚltima